12/04/2023 16h55 - Atualizado em 15/12/2023 14h37

Agente socioeducativo do Iases vai para Rondônia para oferecer formação sobre tecnologia não-letal

Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na área de segurança socioeducativa para o uso de tecnologia não letal, o agente socioeducativo e gerente de Segurança à Pessoa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Idelberth Luigi Pereira de Lima, viajou até Porto Velho para capacitar os servidores da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) de Rondônia.

Ao todo, 44 servidores participaram do Curso de Formação Continuada de Segurança Socioeducativa Especializada que teve carga horária de 24 horas e aconteceu entre os dias 27 e 29 de março.

“Ficamos muito orgulhosos quando nossos servidores são convidados a compartilhar seus conhecimentos em outros Estados. É uma prova de que estamos no caminho certo em investir na formação continuada dos nossos servidores. É o Iases exportando conhecimento, sendo referência nacional em segurança socioeducativa”, declarou o diretor-presidente do Instituto, Fábio Modesto Filho.

O agente socioeducativo agradeceu a oportunidade em poder levar as experiencias e desenvolvidas no Espírito Santo. “Agradeço a confiança depositada pelo Iases e pela Fease. Partilhar experiências exitosas, bem como promover o estreitamento em suas relações com instituições coirmãs faz parte da essência do Instituto que enxerga o sistema socioeducativo como um todo. Compartilhar as nossas boas práticas é uma das ações que, ao longo dos anos, vem transformando o Espírito Santo em referência nacional na Socioeducação”, afirmou.

Para Idelberth Luigi Pereira de Lima, promover treinamentos em técnicas e procedimentos de segurança humanizados e habilitar os agentes de segurança socioeducativa para o uso de tecnologias 100% não letais (Psi-Pró) é uma forma de possibilitar um trabalho preventivo e a solução de eventos de crise sem o confronto físico direto.

“Isso tudo aliado a um estudo amplo em Direitos Humanos e outras técnicas como Comunicação Não Violenta, Práticas Restaurativas, Gerenciamento de Crises são estratégias que tornam as rotinas socioeducativas mais seguras e reduzem o risco de lesões em todos os atores da comunidade quando, em momentos excepcionais, se faz necessário o uso da força, que no nosso caso, tem um viés protetivo”, orientou.

Durante o curso, os servidores tiveram instrução sobre Direitos Humanos no Contexto Socioeducativo, Gerenciamento de Crise, Gerenciamento de Técnologia não Letal Aplicada ao Sistema Socioeducativo  lecionada pelo Gerente de Segurança e Proteção e Pessoa, Idelberth Luigi Pereira de Lima;  Ética e Responsabilidade Funcional disciplina oferecida pela subgerente de Formação e Pesquisa do Iases, Hanelore de Paula e Noções Básicas de Primeiros Socorros oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rôndônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da formação contínua dos profissionais que atuam na segurança socioeducativa. “A segurança é um dos pilares da socioeducação, por isso é fundamental que nossos agentes estejam capacitados e preparados para lidarem com qualquer situação, que possa comprometer a integridade física dos adolescentes, e dos próprios profissionais”, ressaltou.

Já o presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes Silva, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas. “Eles participaram de simulações de situações de emergência, com ênfase na garantia de direitos humanos e proteção à pessoa”, afirmou.

Também foram abordados temas como: legislação aplicável à segurança socioeducativa, técnicas de vigilância e monitoramento, cultura de segurança, gestão e mediação de conflitos; para que possam realizar o atendimento adequado em eventos críticos.