27/05/2024 19h31 - Atualizado em 03/06/2024 15h04

Adolescentes da Ufi participam de aulão sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Para aproveitar o ponto facultativo da última sexta-feira (24), a equipe da Unidade Feminina de Internação (Ufi) organizou um aulão em alusão ao dia 18 de Maio, data em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As sete adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (Ufi) participaram da dinâmica que envolveu 15 professores e uma pedagoga da Secretaria de Educação (Sedu). 

 

"Mesmo com o ponto facultativo, as aulas foram mantidas e tivemos a ideia de fazer o aulão e foi um sucesso", disse a gerente da Ufi, Mayra Barcellos.

 

A organizadora da atividade e professora da Sedu, Sônia Tirre Araújo, explicou que, para participar do aulão, as socioeducandas receberam um material explicativo sobre o Maio Laranja e ouviram um histórico sobre o Dia 18 de Maio.

“Fizemos uma dinâmica para elas entenderem que o abusador pode ser qualquer pessoa e depois contamos a história da Araceli, que motivou a criação da data. Explicamos também como se prevenir dos abusos e quais sinais podem ser dados pelos abusadores. As socioeducandas participaram de uma roda de conversa e puderam se expressar falando sobre os abusos e os cuidados que devem ter com os próprios filhos. Para relaxar, as jovens participaram de uma roda de música e, ao final, puderam colocar no papel o que elas sentiram ao longo do aulão", contou.

 

"Deu tudo muito certo e foi muito legal. As socioeducandas adoraram a ação e interagiram muito. A ideia foi muito legal e o nosso diretor adorou a ideia da gerente da Ufi e pretendemos fazer outra ação como essa novamente", avaliou a pedagoga da Sedu que atua no Iases, Thaynara Silva.

Texto: Fernanda Pontes


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard