29/07/2025 17h20 - Atualizado em 30/07/2025 13h51

Unip II promove roda de conversa com socioeducandos em parceria com CRJ do Território do Bem

A Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica, recebeu, nos dias 21 e 22 de julho, a equipe do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Território do Bem para uma roda de conversa com os socioeducandos. A atividade integrou o Circuito Formativo em Direitos Humanos, promovido pelo CRJ com foco na escuta qualificada, no fortalecimento de vínculos e no estímulo ao protagonismo juvenil.

A ação foi conduzida pelo psicólogo, Vinicius Rodrigues Quirino; pelo coordenador de articulação ,Natanael Walace Pereira de Souza e pelo assistente social,  Wesley Cândido Zinek, integrantes da equipe do Centro de Referência das Juventudes, que promoveram momentos de diálogo e reflexão sobre identidade, pertencimento, escolhas e novas possibilidades de vida.

Para a subgerente socioeducativa da Unip II, Priscilla Pessoa, a parceria com o CRJ reforça o compromisso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) com uma atuação voltada à socioeducação e à promoção de oportunidades reais de transformação. “É fundamental que a juventude conheça espaços que se apresentam como apoio para eles, que saibam que há caminhos possíveis fora do ciclo de violência. O CRJ pode ser uma porta aberta para novas oportunidades”, ressaltou.

A pedagoga da Unip II, Michella Medeiros, também destacou a relevância da atividade para o dia a dia da unidade, reconhecendo o impacto positivo do diálogo na rotina dos adolescentes. “O encontro representou uma oportunidade valiosa de aproximação dos jovens com o CRJ enquanto equipamento público voltado para o seu desenvolvimento integral, suas potencialidades e o acesso aos direitos garantidos”, disse.

Segundo o assistente social, Wesley Cândido Zinek, o espaço vai além da oferta de cultura, lazer e formação. “O CRJ é um lugar onde as juventudes podem desenvolver suas potencialidades com o apoio de equipes multidisciplinares, que acompanham e orientam os jovens em diversas dimensões da vida, atendendo adolescentes e jovens de 15 a 24 anos”, explicou.

A realização da roda de conversa reafirma o compromisso do Iases com uma socioeducação pautada no respeito, na escuta e na valorização das potencialidades de cada adolescente. A iniciativa também reforça a importância de parcerias para a construção de estratégias que ampliem o acesso a direitos, fortaleçam vínculos e contribuam para a trajetória de transformação social dos socioeducandos.

 

Texto: Rafaela Salvador 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Iases 
Fernanda Pontes  

(27) 3636-5484  
imprensa@iases.es.gov.br 

Instagram: @iasesoficial 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard