Dois adolescentes da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão participando da Oficina de Pintura em Tecido promovida pela unidade. A iniciativa visa trabalhar o controle emocional, a paciência e a convivência dos socioeducandos. As aulas seguem até dezembro.
A primeira aula aconteceu no último dia 03, quando os adolescentes foram apresentados aos objetivos do projeto, aos materiais e às técnicas que serão utilizadas, além da integração dos participantes. Nas aulas seguintes, que têm duração de duas horas, acontece a escolha dos tecidos, dos desenhos e das cores para início das aulas práticas que serão focadas na confecção de panos de prato.
“Essa ação tem se demonstrado uma excelente ferramenta de expressão artística, contribuindo diretamente na saúde emocional dos socioeducandos. O trabalho realizado é terapêutico, o que proporciona o bem-estar dos adolescentes, acentuando sua criatividade, autoestima e melhorando a convivência entre todos”, revelou professora responsável pela oficina e servidora da unidade, Sandra Quintão.
Os socioeducandos que participam do projeto relatam que, além do aprendizado, a oficina está contribuindo no controle da ansiedade. "O curso é ótimo, nunca tinha pintado antes e me surpreendi com o quanto gostei", disse um dos jovens participantes.
Já a gerente da Unip Norte, Rita Cortez, destacou outros pontos positivos desta atividade. “A oficina traz convívio com respeito, traz entusiasmo, possibilidades, credibilidade e curiosidade. Todos esses pontos contribuem no seu crescimento pessoal”, afirmou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial