Com o objetivo de fortalecer e reaproximar os Instrutores de Justiça Restaurativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (SUOP) promoveu o segundo encontro de Instrutores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. O evento aconteceu na última quinta-feira (17), no espaço do Núcleo de Práticas Restaurativas da Universidade Aberta do Brasil, no Polo de Vila Velha.
“A ideia era resgatar nos Instrutores o compromisso de serem multiplicadores da Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz e criar, em conjunto, um plano de ação para aperfeiçoar a implementação das práticas restaurativas por meio de ações com enfoque restaurativo e funcionamento dos Núcleos Central e Locais”, explicou a assistente social e também Instrutora da Prática de Justiça Restaurativa da Suop, Priscilla Pessoa.
O encontro foi conduzido pela instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil de Vila Velha, Andréa Toniato da Silva e reuniu 25 servidores do Iases. “Enquanto instrutora foi reconfortante poder vivenciar esta formação, juntamente, com este potente grupo de instrutores, facilitadores e servidores que acreditam no poder da mudança do ser humano entendendo que em todos nós existe um ser bom, sábio e poderoso”, avaliou.
Durante o evento, os servidores participaram de atividades de conexão e motivação para que continuem engajados no processo Restaurativo. Uma delas foi Miriam Barbosa que definiu o momento como revigorante. “Diante dos diversos afazeres do dia a dia, em que temos de apontar soluções rápidas para as demandas do trabalho e vida de outras pessoas, ter essa oportunidade de poder parar, respirar e olhar para suas próprias necessidades é importante. Momentos como esses nos permitem partilhar e receber energia positiva das pessoas presentes no grupo”, destacou.
Outra participante foi a instrutora Terezina Maria do Nascimento que lembrou dos momentos da primeira formação. “Ocasiões como essas são únicas, impactantes e nos leva a ter contato com o nosso íntimo e nos faz mais humanos para com o outro”, disse.
O evento contou com a presença da diretora Socioeducativa do Iases, Frantieska Monteiro; da gerente de Medidas Socioeducativas, Nathalya Galvão Valejo e de integrantes da equipe técnica da Suop.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial