Nove adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Casa de Semiliberdade de Vila Velha do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), estão participando da Oficina de Pirografia que teve início nessa quarta-feira (24). A ação visa estimular o empreendedorismo e a qualificação profissional.
Com duas horas de duração, os encontros acontecem semanalmente na unidade, sendo mediados pelos agentes socioeducativos, Igor Casumba e Cássia Rigo. Além da técnica de pirografia, a oficina aborda conceitos de artesanato, identificação de público-alvo, precificação e estratégias de exposição de produtos. O objetivo é ajudar os socioeducandos a entenderem melhor o que mais vende no mercado.
A gerente da unidade, Renata da Costa Santos, destacou que os itens produzidos nas oficinas serão comercializados em feiras promovidas dentro e fora do Iases. “O dinheiro arrecadado será investido em novos insumos para aprimorar cada vez mais as oficinas”, explicou.
Um dos adolescentes que participa da oficina comentou que nunca tinha utilizado um pirógrafo antes e demonstrou entusiasmo. “Gostei muito da ação. Queria que a oficina acontecesse todos os dias”, disse.
O que é Pirografia?
Pirografia é uma forma de arte e artesanato na qual se utiliza um instrumento aquecido, geralmente uma caneta de pirografia ou ferro de solda adaptado, para marcar a madeira com diferentes
tons de queimadura. Esse calor controla a intensidade das linhas e sombreamento, permitindo criação de desenhos complexos ou ornamentos decorativos.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
Instagram: @iasesoficial