23/06/2021 16h53 - Atualizado em 24/06/2021 14h26

Iases e Faesa fecham parceria para criação de ambiente de aprendizagem virtual 

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Iases) e o Centro Universitário Faesa acabaram de fechar uma parceria para criação de  um ambiente de aprendizagem virtual. A plataforma, desenvolvida pelos alunos do curso de Engenharia da Computação, é mais um avanço para as formações dos servidores e adolescentes atendidos pelo Iases e atenderá às necessidades específicas do Instituto. 

O diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, acompanhado pela diretoria do Instituto, esteve no campus da Faesa, em Vitória, na última quinta-feira (17), para oficializar a parceria juntamente com o reitor do Centro Universitário, Alexandre Nunes Theodoro.

“Desde 2019, o Iases tem desenvolvido uma gestão para resultados e essa parceria é mais um deles. Estamos muito felizes e entusiasmados com esse convênio, bem como com os frutos que virão. A plataforma é apenas um deles. Ter um ambiente virtual só nosso vai nos permitir ampliar as possibilidades e intensificar a formação dos nossos servidores. Acreditamos que o conhecimento é a solução para conhecermos cada vez mais sobre a socioeducação”, destacou Fábio Modesto Filho.

O projeto faz parte do Centro de Pesquisa e Extensão da Fundação de Assistência e Educação da Faesa. “Temos um DNA forte de responsabilidade social e, por isso, um dos nossos objetivos como instituição de educação é levar as pesquisas para além dos muros da universidade. Os projetos de extensão precisam gerar resultados e um deles é essa plataforma que estamos desenvolvendo para o Iases. Ganham os alunos que são a maior razão de ser na nossa instituição e ganha também a socioeducação no Estado do Espírito Santo”, enfatizou o reitor da Faesa.

Durante a visita, Alexandre Nunes Theodoro apresentou toda a estrutura do Centro Universitário. “Acredito que esse é apenas o primeiro trabalho que faremos juntos. A Faesa está à disposição para ampliar essa parceria, por meio do intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas e do desenvolvimento de projetos com metodologias e tecnologias inovadoras e disruptivas, de interesse comum, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão universitária ”, enfatizou.

O diretor-presidente do Iases, por sua vez, aproveitou a ocasião para agradecer a parceria e ratificar o interesse em ampliá-la. “A socioeducação é um solo fértil e pouco explorado. Quanto mais temos contato, mais queremos estudá-la. Portanto, após conhecermos a estrutura da Faesa, vamos buscar novas ideias para projetos que incluam os adolescentes na área de educação, profissionalização e saúde disponíveis no Centro Universitário.  Acreditamos que essa parceria será exitosa e renderá excelentes frutos para a socioeducação no nosso Estado”, avaliou Fábio Modesto Filho. 

Para o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, a nova plataforma vai permitir uma exponencial oferta de cursos para os servidores e adolescentes. “ Para o Iases é um salto enorme, pois vamos poder caminhar com as nossas próprias pernas. Agora, além da Escola Nacional de Socioeducação apresentar o conteúdo, nós também vamos fazer o mesmo, pois teremos tecnologia para isso”, ressaltou. 

Ele também agradeceu o empenho da Especialista em Extensão do Centro de Pesquisa e Extensão da Fundação de Assistência e Educação, Cintia Corsini Fernandes, e do professor responsável pela coordenação do Projeto de Extensão, ambos da Faesa, Otávio Lube dos Santos.Participam também alunos do curso de Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Pedagogia e Jogos Digitais.

O acordo de Cooperação Técnica e Científica, com validade de 24 meses, foi publicado no Diário Oficial em maio deste ano, mas os trabalhos para a construção do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tiveram início em dezembro de 2019. “A primeira etapa do projeto foi a criação e a homologação do ambiente virtual. Em razão da pandemia, os trabalhos ficaram parados por um tempo. Com o passar dos dias, nós fomos nos adaptando à nova realidade e retomamos as atividades”, explicou Cintia Corsini Fernandes.

O gerente técnico do Iases conta que, atualmente, o projeto está na fase de oficialização do domínio e do endereço que será utilizado. “Finalizado isso, vamos iniciar a segunda fase que é a construção da identidade visual da plataforma e as metodologias de aprendizagem no AVA, bem como a formação de servidores para manuseá-la”, informou Rômulo Telles.

Participaram da reunião a diretora Socioeducativa, Fabiana Malheiros; a diretora Administrativa Financeiro, Graziela Ortega Marinho; o diretor de Ações Estratégicas, Oséias Gerke; a subgerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula, e a subgerente de Saúde, Graziele Rodrigues da Silva Duda, todos do Iases.

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard