23/02/2010 11h56 - Atualizado em 30/06/2016 16h31

CSE inicia aulas do ensino médio em parceria inédita no Estado

Vinte adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento a Adolescentes em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), matriculados em séries do ensino médio iniciaram nesta segunda-feira (22), aulas de escolarização na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), oferecidas em parceria pelo Serviço Social da Indústria (SESI). O curso tem duração de um ano e meio e é oferecido pelo Sesi a uma unidade de internação pela primeira vez no Estado.

O curso, realizado gratuitamente pelo SESI, é dividido em três módulos de seis meses. No primeiro módulo, os adolescentes terão aulas de português, matemática, espanhol e inglês. No segundo, aulas de artes, física, história, geografia e educação física. No terceiro, e último, filosofia, sociologia, química e biologia.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no auditório do CSE, em Tucum, Cariacica, e contemplam abordagens programáticas de escolarização correspondentes ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

De acordo com a coordenadora pedagógica do SESI, Leivanir Leite Pevidor, a parceria inédita entre o CSE e o Sesi foi firmada quando a equipe do EJA conheceu o projeto de atendimento socioeducativo desenvolvido no Centro com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).

“Os adolescentes foram muito receptivos nesse primeiro contato. Senti uma expectativa muito grande em concluir o ensino médio. Essa é a primeira vez que o SESI oferece esse tipo de curso a uma unidade de internação e esperamos os melhores resultados”, disse.

MPC

O atendimento socioeducativo a adolescentes em conflito com a lei no CSE é realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão através de um contrato firmado com o Iases.

O MPC tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevê as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

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