O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estabeleceu diretrizes de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19) no âmbito do sistema socioeducativo.
Formas de transmissão:
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Sintomas:
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado.
Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais sintomas são:
- Febre
- Tosse
- Dificuldade para respirar
Se apresentar esses sintomas, procure o seu serviço de saúde de referência. Após o exame pelo profissional de saúde, se for constatado quadro leve, o paciente deve permanecer em casa por 14 dias. Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis nos sites das prefeituras. O atendimento nos hospitais é de média e alta complexidade. Só são encaminhados aos hospitais pacientes com quadros mais graves.
Em caso de dúvidas, ligue para o 136. Esse é o número do atendimento telefônico gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) e fornece informações e orientações de saúde ao cidadão.
Medidas de prevenção em geral:
- Lavar frequentemente e de forma correta as mãos, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, principalmente ao retornar dos alojamentos, antes das refeições, após o uso dos sanitários, antes e após a realização de procedimentos e atendimentos;
- Onde não for possível higienizar as mãos, utilizar álcool em gel 70%;
- Evitar levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca;
- Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou use o antebraço;
- Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, garrafas etc;
- Evitar aglomerações;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Os servidores públicos que retornarem de viagens internacionais ou de navios de cruzeiros deverão permanecer em trabalho remoto no seu domicílio, até o 7º (sétimo dia) contados da data de seu retorno ao Estado do Espírito Santo. A viagem e a data de retorno deverão ser comprovadas imediatamente ao término do período de afastamento, no momento de comparecimento ao trabalho (Decreto n° 4599-R, de 17 de março de 2020);
- Orientar os adolescentes da importância de não compartilhar de objetos comuns (copos, sabonetes, roupas, toalhas etc);
- Intensificar a higienização dos espaços físicos e de objetos de uso comum, como balcões da portaria, mouses, teclados, telefones, materiais de segurança, dentre outros.
Acesse as notas técnicas e confira na íntegra todo o protocolo de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) no sistema socioeducativo.