07/10/2011 08h29 - Atualizado em 01/07/2016 10h17

Xadrez pedagógico contribui para ressocializar jovens da Unis

Adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede, estão participando desde a última quarta-feira (05) do projeto pedagógico “Xadrez Que Liberta”.

A atividade busca promover momentos de interação, conhecimento e raciocínio lógico, por meio do xadrez, buscando a ressocialização dos jovens.

“É uma atividade terapêutica, que trabalha a paciência e o relacionamento, e os meninos têm grandes chances de aprimorarem o aprendizado e se tornarem multiplicadores”, afirmou Francyany Cândido Venturim, coordenadora do projeto.

As aulas serão ministradas três vezes por semana pelo agente socioeducativo Luciano Cordeiro e pelo pedagogo Rodrigo Ferreira. A intenção é que o projeto se estenda a outras unidades socioeducaticas.

De acordo com Rodrigo Ferreira a atividade poderá revelar talentos. “Os meninos estão muito animados e queremos que, futuramente, eles participem de campeonatos estaduais e nacionais de xadrez”, disse.

O projeto “Xadrez Que Liberta” é uma iniciativa do Governo do ES, por meio do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e de Esporte e Lazer (Sesport). Ele foi criado em 2008, e está presente em mais de 20 unidades prisionais do Estado, contribuindo diariamente para a ressocialização de 2.000 detentos que praticam o esporte.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard