Universitários voluntários que integram o Projeto de Extensão de Dependência Química da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) iniciaram neste mês, um ciclo de palestras socioeducativas na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica-Sede. O objetivo é promover o conhecimento, o autocuidado com o corpo e com a saúde no meio juvenil.
O ciclo de palestras foi aberto com o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)”, que terá continuidade com ações realizadas uma vez por semana, até dezembro. Temas relacionados com o combate às drogas e ao fumo estão entre as futuras palestras.
A primeira palestra sobre as DSTs foi realizada por cinco voluntários, todos estudantes de medicina que, com uma linguagem jovem e atual, abordaram o tema com o objetivo de informar e orientar as adolescentes acerca de contágio, sintomas e prevenção de doenças como a Hepatite B, Sífilis, Herpes e Aids.
“As adolescentes fizeram diversas perguntas. Estamos muito felizes com o inicio desta ação, que desde a primeira palestra teve um resultado excelente, demonstrando que o ciclo de palestras será um sucesso”, disse Josimara.
O ciclo de palestra integra as ações do “Projeto Gentileza”, desenvolvido na Unidade Feminina com o objetivo de promover ações e atividades que colaborem para a disseminação de valores nas relações com o próximo, com a família e para o bem comum e social das adolescentes. As atividades misturam arte, cultura, reflexão e socioeducação. O Projeto Gentileza foi inspirado na história e na obra do poeta brasileiro José Datrino, conhecido como “Profeta Gentileza”, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida