O último dia 20 marcou um importante ganho para jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Na data, foi reinaugurada a Sala de Leitura Raquel de Queirós, com vasta programação cultural.
Palestras, corais e peças teatrais estiveram entre as ações do evento, que foi aberto pela gerente da unidade, Simonia Medeiros Frederico: “Através da leitura, os jovens poderão crescer socialmente e profissionalmente. Ela abre a nossa mente e esperamos que este espaço seja bem aproveitado entre os jovens”, relata Simonia.
A iniciativa contou com a presença do criador do projeto “Gentileza gera Gentileza” no Espírito Santo, Raimundo Oliveira, da cantora lírica Natércia Lopes e da tecladista e professora da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Maria Angélica.
“Pra mim, a oportunidade de conhecer todos que estiveram aqui foi muito importante, como compositores e músicos. Senti que a equipe está nos dando um voto de confiança e isso nos estimula a sermos melhores. Sou apaixonado por música e fiquei emocionado”, conta G., socioeducando da unidade.
Os professores da Secretaria da Educação (Sedu) que atuam no local ajudaram os adolescentes com o desenvolvimento de atividades realizadas no dia. A turma da 8ª série, por exemplo, apresentou a peça teatral do texto “O preço do amor” para uma plateia pra lá de especial, que teve presenças como a da escritora e pós-graduada em libras Sonia Maria Rodrigues Rosseto, e da contadora de histórias Marta Maria Samor.
“As histórias que ouvimos servirão de base para o nosso futuro e eu fiquei muito feliz de participar deste momento”, conta o jovem W., que cumpre medida na Unimetro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27)3636.5484
marina.frossard@iases.es.gov.br