06/09/2011 08h04 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Unidades Regionais Norte do Iases prorrogam campanha de arrecadação de livros

A campanha de arrecadação de livros das Unidades Regionais Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares, sensibilizou vários colaboradores em seu primeiro mês de arrecadação, em agosto, e está sendo prorrogada até o final do ano.

Em um mês de campanha foram arrecadados 102 livros, doados por funcionários das Unidades e familiares dos adolescentes. O objetivo agora é estender a campanha para fora das Unidades para parceiros, escolas, universidades e comunidade e, assim, aumentar e qualificar as obras literárias das bibliotecas das Unidades de Internação Provisória e Internação Regionais Norte, em Linhares. A campanha visa a estimular o hábito da leitura entre os adolescentes.

São aceitos livros de literatura, de autoajuda, de história, além de gibis e revistas temáticas. As doações deverão ser entregues na entrada das Unidades, em Linhares.

A campanha está sendo coordenada pelas equipes pedagógicas e técnicas das Unidades. De acordo com a profissional de inclusão social, Karina Cometti, a arrecadação voluntária de livros também visa à integração entre a comunidade socioeducativa.

“A campanha está sendo um sucesso e por isto resolvemos estendê-la até o final do ano, para montarmos um acervo mais completo, bem variado e que estimule a leitura e a busca por conhecimento entre os adolescentes. Para isto, contamos com o apoio de toda a comunidade socioeducativa da região”, disse.



Unidades Regionais Norte

As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas gradativamente. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

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Texto: Éricka Almeida
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