Adolescentes e socioeducadores das Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) estão mobilizados em torno de atividades para comemorar o dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (06). Além de decorar as unidades com os tapetes artesanais de Corpus Christi, também estão previstas celebrações religiosas e de integração familiar.
Na Unidade de Internação Provisória Regional Sul do Iases, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última terça-feira (05) inspirou também as atividades temáticas de Corpus Christi. Dentro do projeto “Meio Ambiente: faça sua parte e preserve”, os adolescentes estão confeccionando tapetes artesanais com temas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Incentivando o consumo sustentável, eles estão utilizando materiais recicláveis e orgânicos como garrafas pet, papelão, flores secas, pó de café, serragem e areia.
De acordo com a pedagoga da Unidade, Andreia Cabral, a realização do Projeto “Meio Ambiente: faça sua parte preserve” tem um grande significado, pois uniu a conscientização sustentável à integração dos socioeducandos e dos educadores, em função da data de comemoração religiosa. Ela acrescentou, ainda, que os adolescentes a equipe estão bastante motivados e comprometidos com as atividades.
Já na Unidade de Internação Regional Sul, também localizada em Cachoeiro de Itapemirim, os adolescentes e socioeducadores estão participando do Projeto “Corpus Christi: sensibilidade para ajudar a quem precisa”, que está integrado a escolarização. Os adolescentes fizeram leituras e estudo de textos bíblicos e participaram de grupos reflexivos. A unidade também está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos que serão doados para instituições na região.
Para a professora da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Patrícia Siler, que atua na escolarização na Unidade, esta é uma forma de cultivar a espiritualidade e também de valorizar o trabalho dos adolescentes. “Através destas ações, é possível passar aos socioeducandos, o verdadeiro significado desta data, que é celebrar a presença de Cristo em nossas vidas”, afirma.
Grande Vitória
Já na Grande Vitória, os adolescentes e servidores também estão mobilizados em atividades em torno do tema. Na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica-Sede, os adolescentes também estão montando tapetes artesanais. A atividade está integrando ainda socioeducadores e professores da Sedu que atuam na Unidade.
De acordo com a equipe da Unip I, os adolescentes se mostraram bastante entusiasmados e criativos na escolha dos desenhos, dos materiais e das cores que estão sendo utilizadas na confecção dos tapetes. Houve ainda uma grande integração entre os adolescentes e os professores durante a montagem dos tapetes que ficarão expostos no pátio da unidade para apreciação de familiares e visitantes.
Já na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), também localizada em Cariacica-Sede, os adolescentes elaboraram painéis temáticos sobre o tema que abordou a importância da religião, da arte e da cultura.
Na Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica-Sede, as adolescentes também estão confeccionando os tapetes ornamentais, mas em um formato delicado e com miniaturas, utilizando grãos de feijão, pontas de lápis, materiais recicláveis.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo