Adolescentes da Unidade de Internação Provisória Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, participaram nesta semana de uma ação de cidadania. O objetivo foi possibilitar a retirada de documentos como carteira de identidade, garantindo assim, o exercício pleno da cidadania.
Os adolescentes foram atendidos na Casa do Cidadão de Cachoeiro de Itapemirim e acompanhados pela pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado, que pontuou a importância da ação para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
“O exercício da cidadania é de extrema importância para a garantia de direitos dos socioeducandos como sujeitos e também para elevar a autoestima, pois com a documentação os adolescentes e egressos poderão ter acesso à escolarização, em cursos de qualificação e no mercado de trabalho”, disse.
A ação de cidadania está sendo realizada de forma contínua e garantida aos adolescentes recém-chegados às Unidades do Iases, e também atende aos que necessitam de alguma atualização ou regularização dos documentos.
Regional Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano. No mesmo município também está localizado o Escritório Regional Sul do Iases, que é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Sul.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739