24/10/2011 14h38 - Atualizado em 01/07/2016 10h17

Unidade Feminina do Iases realiza ação do “Projeto Gentileza” na Unaed

Uma adolescente da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), acompanhada da equipe pedagógica, realizou na manhã desta segunda-feira (24), uma ação do “Projeto Gentileza: virei profeta por um dia” junto aos abrigados da Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), local que atende portadores de necessidades especiais, mentais e físicas, também administrado pelo Instituto, em Cariacica-Sede.

Durante toda a manhã desta segunda-feira (24), a socioeducanda e a equipe da UFI, estiveram com os abrigados e servidores onde realizaram um grupo de reflexões e conversa sobre o “Projeto Gentileza”, desenvolvido na UFI, como objetivo valorizar atitudes, ações e gestos que promovam a paz, a confiança no próximo e que gerem gentileza em toda a comunidade socioeducativa.

“A gentileza está dentro dos pequenos gestos que fazem parte do dia a dia das pessoas, como carinho, respeito e amor ao próximo. Foi esta mensagem que passei. Falei um pouco sobre a importância da gentileza e de quanto o trabalho dos servidores é essencial para a Unidade, pois promove um ambiente mais feliz e agradável", disse a socioeducanda da UFI.

Além disso, a adolescente espalhou cartazes com palavras e frases sobre o projeto em toda a Unidade como uma forma de propagar ainda mais as boas ações.

De acordo com a pedagoga da UFI, Josimara Melo, a ação foi muito importante e de grande valia, pois a adolescente teve a oportunidade de levar para fora da Unidade, o conhecimento sobre um projeto de cidadania, sendo uma multiplicadora de uma ação tão importante.

O “Projeto Gentileza” vem sendo desenvolvido na Unidade feminina com o objetivo de promover ações e atividades que colaborem para a disseminação de valores de bem nas relações com o próximo, com a família e para o bem comum e social em que as adolescentes vivem. As atividades misturam arte, cultura e reflexão, e são inspiradas na história e na obra do poeta brasileiro José Datrino, conhecido como “Profeta Gentileza”, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro.

Atendimento

A Unaed atende portadores de necessidades especiais, mentais e físicas, encaminhados por meio das varas da Infância e Juventude da Grande Vitória e do interior do Estado. Os abrigados recebem atendimentos médico, fonoaudiológico, de acordo com sua necessidade. Eles têm, ainda, assistência social, e atendimento pedagógico, por meio de atividades lúdicas e de estímulos motores, respeitando o nível de desenvolvimento de cada um. Além disso, os internos participam de atividades que visam promover a convivência social e comunitária em espaços públicos e sociais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard