O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), realiza neste domingo (29), uma Assembleia Geral de Famílias. A programação terá inicio às 12h30, no auditório do CSE, em Tucum, Cariacica.
A assembleia familiar é uma ação prevista no programa de atendimento realizado no CSE, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC). O adolescente recém chegado ao Centro receberá dos familiares um bonsai, que na cultura japonesa significa ‘árvore em bandeja’, que representa simbolicamente a presença da família na Unidade. Os socioeducandos terão que cuidar da planta enquanto estiverem cumprindo a medida socioeducativa de internação no local.
Já os familiares receberão medalhas, que serão entregues pelos adolescentes, simbolizando o comprometimento e o acompanhamento dos mesmos no processo socioeducativo do adolescente.
O Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado o CSE pelos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases, é uma metodologia de atendimento realizada de forma diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
O objetivo do modelo é oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br