28/12/2010 09h55 - Atualizado em 01/07/2016 09h26

Unidade do Iases promove Jogos Cooperativos com integração de adolescentes e socioeducadores a partir desta quarta (29)

O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), inicia nesta quarta-feira (29) uma atividade especial de fim de ano: os “Jogos Cooperativos: educação pelo jogo, construindo um mundo melhor”, que visa a integrar adolescentes e socioeducadores.

O objetivo dos “Jogos Cooperativos” é sensibilizar os adolescentes e funcionários sobre a importância do movimento corporal no processo educacional por meio de atividades e ações que abordam valores de solidariedade, integração, respeito, colaboração, realização e bem-estar dos participantes, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e o ambiente de convívio.

Serão dois dias – quarta (29) e quinta-feira (30) – de programação especial, durante os quais os socioeducandos e socioeducadores participarão de “Jogos Cooperativos”, como o futebol em duplas, brincadeiras, gincana de pular cordas e jogos com balões, cujo principal objetivo será proporcionar a interação de todo o grupo.

De acordo com a pedagoga do CSE, Patrícia Costa, a expectativa para a atividade é grande. “Ao participar dos jogos, os adolescentes entendem o significado de trabalhar em grupo, em prol de uma só vitória. Em todos os jogos cooperativos, os esforços auxiliam para a vitória coletiva na criação de uma consciência humanitária”, destacou.

O CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no MPC, um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e suas comunidades com intervenções sistêmicas, pedagógicas e sócio-terapêuticas, conforme prevêem as legislações nacionais e internacionais de direitos dos adolescentes.

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Texto: Éricka Almeida
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