20/01/2011 13h29 - Atualizado em 01/07/2016 09h37

Trabalhos sobre ‘Projetos de Vida’ são apresentados por adolescentes do Iases

Três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), apresentaram na manhã desta quinta-feira (20), trabalhos em formato de monografias, sobre seus “Projetos de Vida”.

Os adolescentes lembraram as problemáticas de infância e adolescência que os levaram ao ato infracional e traçaram metas para o futuro após o cumprimento da medida socioeducativa de internação, abordando os seguintes assuntos: “Drogas, tempo perdido”; “Ausência de limites que geram conflitos”, e “Consequência de uma má influencia dentro da família”.

As reflexões sobre os trabalhos foram realizados por uma “banca examinadora” formada por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão do Centro de forma compartilhada com o Iases. Além deles, uma platéia formada por socioeducandos, familiares e socioeducadores, acompanhou as apresentações realizadas no auditório do CSE, no bairro Tucum, em Cariacica.

De acordo com a profissional da Inclusão Social do CSE, Mara Campos, as apresentações feitas pelos adolescentes demonstram desenvoltura e projetos com metas para o futuro. “As apresentações mostram que eles estão em busca de um futuro melhor, cheios de metas e sonhos”, disse.
Monografias

A confecção e apresentações de trabalhos em formato de monografias sobre os “Projeto de vida” dos socioeducandos, representa uma das etapas do programa de atendimento realizado no local, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).

Os trabalhos são elaborados em formato de uma monografia acadêmica, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) utilizadas nas faculdades para a obtenção do diploma. Os adolescentes contam também com orientação de um socioeducador na elaboração dos trabalhos.

O MPC é um programa de atendimento socioeducativo que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

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Texto: Éricka Almeida

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