27/01/2012 13h59 - Atualizado em 01/07/2016 10h35

Torneio de Xadrez promove o raciocínio lógico em unidades do Iases

O 1º Torneio Xadrez Que Liberta, realizado na manhã desta sexta-feira (27), movimentou as férias de adolescentes de quatro Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cariacica.

O evento reuniu ao todo, oito participantes que representaram a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), as Unidades de Internação Provisória I e II (Unip I e II) e a Unidade Feminina de Internação (UFI). O primeiro e segundo lugares foram conquistados por socioeducandos da Unis e o terceiro lugar ficou com um dos representantes da Unip II.

De acordo com o pedagogo do Iases, Rodrigo Ferreira dos Santos, a realização do torneio foi um sucesso. “Os participantes apresentaram bom desempenho, em especial as duas representantes da Unidade Feminina que tiveram apenas uma semana de treinamento e tiveram um nível de competitividade muito bom, impressionando a todos os presentes”, disse.

Além da participação dos adolescentes e socioeducadores, o evento, realizado na manhã desta sexta-feira (27), no Espaço Pedagógico da Unis, em Cariacica-Sede, também contou com a presença de integrantes da Federação Nacional de Xadrez e de representantes da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, parceiros do “Projeto Xadrez que Liberta”, desenvolvido inicialmente nas unidades prisionais em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A realização do torneio no Iases teve a coordenação da Gerência Pedagógica do Iases e o apoio da Federação Nacional de Xadrez, da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e da Sejus. As oficinas de xadrez nas Unidades de Cariacica foram iniciadas no ano passado com e têm o objetivo de trabalhar o esporte como ferramenta pedagógica, visando estimular as habilidades cognitivas, a concentração e a ressocialização dos adolescentes.

“A expectativa agora é capacitar mais oficineiros para atuarem no projeto Xadrez que Liberta e ampliar as turmas para outras Unidades do Iases localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vila Velha”, disse o pedagogo Rodrigo Ferreira dos Santos, um dos coordenadores do projeto no Iases.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard