Surpresas e emoção marcaram a celebração natalina do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), neste fim de semana.
Para a confraternização, além dos familiares, os adolescentes receberam visitas surpresas dos grupos de hip-hop Família Gam e Mistério do Fogo, que juntamente com o padre Renam, celebraram uma missa com momentos cheios de emoção.
Durante a celebração, adolescentes apresentaram, em ritmo de samba, a oração do Pai Nosso e também prestaram homenagens aos socioeducadores do Centro, que foram presenteados com uma peça de artesanato feita por eles nas oficinas pedagógicas e profissionalizantes.
Além da surpresa dos adolescentes para os socioeducadores, a equipe da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE através de um contrato firmado com o Iases, preparou uma surpresa para os adolescentes com a distribuição de presentes e bombons.
Durante a comemoração natalina, também foi anunciado o espaço vencedor do concurso da decoração de Natal. O local vencedor foi o alojamento “Motivação”, onde os adolescentes decoraram com muita criatividade utilizando materiais recicláveis.
De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, a emoção tomou conta de todos os momentos desta confraternização de Natal. “Foi uma celebração cheia de surpresas e emoções. Um dos momentos de maior emoção foi a apresentação do grupo Família Gam que teve a participação de um dos adolescentes e emocionou a todos os presentes”, disse.
O CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no MPC, um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
O MPC tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e suas comunidades com intervenções sistêmicas, pedagógicas e sócio-terapêuticas, conforme prevêem as legislações nacionais e internacionais de direitos dos adolescentes.
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