02/08/2012 10h58 - Atualizado em 01/07/2016 11h01

Socioeducandos recebem certificados de cursos profissionalizantes nesta sexta-feira (03)

Serão entregues, nesta sexta-feira (03), 51 certificados de conclussão de cursos profissionalizantes, realizados no Centro de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). A cerimônia será às 09h30 no auditório da unidade, em Tucum, Cariacica, com a participação de familiares dos formandos, socioeducadores, professores e parceiros.

Os cursos que estão sendo encerrados neste mês são de Ajudante de padeiro e confeiteiro, no qual 10 adolescentes estão se formando; Elétrica Predial, com oito formandos; Almoxarife, também com oito; Informática, que teve a participação de 15 alunos, e Cozinheiro, com 10 formandos.

Segundo a pedagoga Giseli Maestri, os cursos são uma grande oportunidade de avanço e melhoria na vida dos adolescentes. “Este momento é muito especial para os socioeducandos pois, estão tendo a chance de ter uma formação profissional e fazer escolhas para dar um grande passo em busca de um futuro promissor”, disse.


Profissionalização

Assim como a escolarização, o investimento em capacitação e profissionalização dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidades do Iases têm demonstrado resultados importantes. Cursos como o de panificação, confeitaria, mecânica, pintor, informática, elétrica, dentre outros, são regularmente oferecidos aos socioeducandos dentro das Unidades. No ano passado, 540 certificados profissionalizantes foram entregues.

Atualmente, 54 socioeducandos que ainda se encontram cumprindo medidas socioeducativas de internação nas Unidades do Norte, do Sul e na Região Metropolitana da Grande Vitória já possuem carteiras de trabalho assinadas e estão inseridos no mercado de trabalho, em ramos de atuação como o moveleiro, da construção civil, cozinhas industriais, panificação, dentre outros setores produtivos que movimentam a economia capixaba.

Quando egressos, o trabalho do Iases é desenvolvido junto à rede comunitária e produtiva, onde 86% dos jovens que deixaram as Unidades foram cadastrados nos programas de egresso; 34% foram incluídos na escolarização nas redes estaduais e municipais; 75% participaram de programas de inclusão familiar; 66% foram encaminhados às redes sócio assistenciais e de saúde; 44% foram encaminhados para estágios e programas de menor aprendiz; 28% para a realização de cursos profissionalizantes e 56% inseridos no mercado de trabalho formal com carteira assinada.

CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada.

O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard