Os socioeducandos da Unidade de Internação da Regional Sul tiveram a oportunidade de expor suas habilidades artísticas na Cerimônia de Passagem de Nível. O evento fez parte da tarde cultural de verão, e teve como tema “II Got Talent show”.
Para as apresentações, os adolescentes preparam apresentações musicais, com diferentes ritmos, leram poesias e ainda interpretaram a peça teatral “O lenhador e a Raposa”. A cerimônia de passagem de nível contou também, com a participação das mães, que cantaram música gospel.O encerramento das atividades desenvolvidas em toda Unidade contou com a presença de visitantes, familiares e toda equipe multidisciplinar da comunidade socioeducativa, encerrando com uma confraternização entre todos.
Para a equipe técnica, responsável por organizar o evento, atividades culturais como esta, permitem abertura na criatividade e a elevação da autoestima de adolescentes e socioeducadores. O objetivo principal do evento foi incentivar o crescimento pessoal dos socioeducandos, dentro da Proposta Amigoniana, executada na Unip.
Outra Atividade
Um novo projeto começou a ser desenvolvido com os meninos da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip). Trata-se do Semear, implantado por iniciativa do agente socioeducativo Ronald Brum e do coordenador intereducativo Guilherme Souto. A proposta da atividade é capacitar um grupo de jovens com noções teóricas e práticas sobre a manutenção e cultivo de hortas.
Desenvolvido no período de férias escolares dos socioeducandos, o projeto garantirá que os participantes aprendam a preparar e cultivar a terra para ser semeada, bem como garantir que as colheitas sejam realizadas de forma adequada. No espaço, eles plantarão hortaliças, legumes e verduras - como alface, salsa, pimentão beterraba e cenoura.
A horta ficará ainda mais bonita com a implantação de jardinagem, que já está em processo de preparação. As primeiras mudas de flores serão doadas por parceiros de outros municípios, entre eles, floristas de Castelo e Vargem Alta.
Um dos autores do Semear, o coordenador Guilherme Souto, analisa o trabalho desenvolvido com os adolescentes. “Não deixa de ser um incentivo dentro da Proposta Pedagógica, pois eles passarão a manusear alguns tipos de ferramentas, e ficarão mais tempo fora do espaço de convivência. O comportamento vai ser o diferencial para participar do projeto”.
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