Em comemoração aos 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Unidade de Internação Regional Sul, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou nesta semana palestras sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente.
O aniversário do Estatuto é celebrado nesta sexta-feira (13). As palestras foram ministradas pelo assistente jurídico da Unidade, Adílio Domingos dos Santos Neto, que apresentou informações sobre os direitos e deveres de adolescentes como cidadãos. De acordo com a equipe pedagógica, as palestras estimularam o debate entre os adolescentes que esclareceram dúvidas, e ainda citaram exemplos de fatos que vivenciaram.
Para a pedagoga intersetorial, Maria Lúcia Machado, a ação temática é importante para que o adolescente compreenda todo seu processo de socioeducação. “É fundamental promover o debate sobre esta temática, pois os adolescentes conseguem se reconhecer neste processo, desde a fase da prevenção, do cumprimento da medida socioeducativa para a ressocialização, até o desligamento”, disse a pedagoga.
Nesta sexta-feira (13), o Iases está promovendo ainda o seminário “O profissional da socioeducação e os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: avanços e desafios da prática socioeducativa”, no Tribunal de Justiça, em comemoração ao aniversário da lei. O evento é realizado por meio da Gerência Pedagógica, com o apoio da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, Supervisão e Coordenação das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e o Centro Educacional Radier,. Também foram realizadas oficinas socioeducativas acerca do tema em todas as unidades do Iases, localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, Norte, em Linhares, e Sul, em Cachoeiro de Itapemirim.
Regional Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
No mesmo município também está localizado o Centro de Conivência, coordenado pelo Icisec, em parceria com o Iases, que tem como objetivo oferecer às famílias e aos egressos atendimentos técnicos e atividades que estimulem a inclusão social dos jovens. No local, famílias de jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem atendimento de diversos profissionais, como assistentes sociais e psicólogos. O espaço também trabalha de forma a criar oportunidades para os jovens e sua família terem acesso a políticas sociais básicas, como saúde, educação, trabalho e habitação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo