Quatro jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) do Iases, localizada no Xuri, em Vila Velha, tiveram uma experiência nova na segunda-feira (19). Eles ministraram palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francelina Carneiro Setúbal, em Vila Velha.
Os jovens palestrantes deram ênfase à análise sobre o direito à liberdade e pontuaram as mais diversas situações em que uma pessoa pode perder esse direito mesmo sem estar legalmente privado dela. Os socioeducandos também apresentaram o programa pedagógico da Unidade e, em seguida, foi aberto espaço para perguntas do público.
Os socioeducandos foram acompanhados pela subgerente pedagógica da Unidade Metropolitana, Taís Barbosa e da assistente social Andressa Silva Veloso. Eles ministraram palestras para turmas da sexta e oitava séries do ensino fundamental e do 1° e 2° anos do ensino médio. Professores também assistiram às apresentações dos socioeducandos.
O aluno do 1º ano do ensino médio, Lucas Soares Loyola, 17 anos, disse que esperava que os palestrantes falassem da realidade da unidade, mas o que viu foi além desse tema. Eles abordaram os direitos da criança e do adolescente e trouxeram esse conhecimento até os alunos. Lucas frisou que gostou muito da forma como eles se apresentaram, do modo como eles falaram com os alunos.
Durante a apresentação, os socioeducandos tiraram diversas dúvidas dos alunos, como sobre o adolescente que comete ato infracional aos 17 anos e continua respondendo como adolescente mesmo depois de alcançar a maioridade; sobre a existência no Estado de unidades regionais de internação para adolescentes do sexo masculino, respeitando assim o direito do adolescente de permanecer internado em localidade próxima à sua residência.
A assistente social Andressa Silva Veloso, autora e coordenadora do “Projeto Socioeducação: uma contribuição para a formação cidadã” avaliou de maneira muito positiva a apresentação dos socioeducandos na escola estadual, e enfatizou que eles se preparam bastante para realizar esse trabalho.
“Durante dois meses, os socioeducandos participaram de atividades de grupo com o objetivo de discutir temas voltados para a formação política e cidadã. A escola foi a primeira instituição a receber os socioeducandos, que se sentiram bem à vontade para transmitir aos alunos o conhecimento adquirido nesses dois meses de atividade grupal. Eles se sentiram úteis e tomaram a responsabilidade para si. Sabiam da importância que a fala deles teria para aquele grupo de adolescentes pertencentes à comunidades periféricas e sabiam também que poderiam contribuir para que muitos adolescentes pensassem diversas vezes antes de adentrar à criminalidade”, disse a assistente social.
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