Sessenta e cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) deram um importante passo na vida escolar. Nos últimos dias 01 e 02 de dezembro eles fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).
Para a prova, os adolescentes foram preparados ao longo do ano por professores e equipe pedagógica, que ensinaram matérias específicas e ainda realizaram simulados. Ao todo, foram 180 questões distribuídas entre as matérias: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias e redação. Apesar do mesmo formato, as questões do Enem PPL foram diferentes das que caíram na edição de outubro.
O adolescente J.S.P., de 19 anos enxerga no Enem uma oportunidade para realizar seu grande sonho, que é o de cursar engenharia da computação. “A prova não foi muito fácil, mas até que eu consegui resolver bastantes questões. Gostei muito das questões de Matemática”, disse.
Dos 65 adolescentes inscritos neste ano, 23 deles estão na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), 17 na Unidade de Internação Regional Sul (Unis Sul), 11 são da Unidade Provisória de Internação (Unip I), 07 são da Unidade de Internação Regional Norte (Unis Norte), 05 são do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), um adolescente é da Unidade Socioeducativa de Internação (Unis) e uma da Unidade Feminina de Internação (UFI).
De acordo com Simônia Frederico, gerente da Unimetro, “o Enem é uma prova onde os adolescentes tem a chance de colocarem em pratica o que é visto durante todo o ano escolar. É uma maneira deles se sentirem inclusos na sociedade, disputando vagas de maneira igualitária com os milhares de jovens do Brasil inteiro que também realizaram a prova”, disse.
Além de receberem o certificado de conclusão do Ensino Médio, os socioeducandos que atingirem uma boa média no Enem terão a chance de concorrer a vagas no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de outros programas de acesso à educação.
Informações à Imprensa:
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: imprensa@iases.es.gov.br