14/05/2012 12h30 - Atualizado em 01/07/2016 10h57

Socioeducandos do Iases se destacam em campeonato esportivo

Dois jovens atletas do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), e um egresso do sistema socioeducativo, se destacaram na II Etapa do Campeonato Estadual de Judô, realizada neste fim de semana, em Vila Velha. Eles conquistaram o segundo e o quarto lugares em duas categorias.



O jovem egresso do Iases disputou na categoria sênior, abaixo de 66 quilos, e conquistou o segundo lugar na competição. Um dos adolescentes que ainda cumpre medida socioeducativa no CSE, também estava inscrito na mesma categoria e conquistou o quarto lugar. O socioeducador e também atleta Luiz Alexandre Soares, também participou da competição inscrito na categoria master e conquistou a segunda colocação.



“O desempenho dos jovens atletas foi surpreendente. Eles conseguiram colocar em prática, as técnicas que foram programadas durante os treinamentos e estamos com expectativas de levar mais atletas para as próximas competições e de também melhorar as classificações”, disse o professor Luiz Alexandre.



O projeto Lutando pela Vida foi iniciado em 2010 no CSE. A iniciativa promove a inclusão social dos socioeducandos por meio do judô, esporte que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética.


Em 2011, 49 socioeducandos participaram do “Lutando pela Vida” e 13 foram inscritos em competições estaduais. As competições renderam seis medalhas para os atletas.


De acordo com a gerência pedagógica do Iases, a prática deste tipo de modalidade esportiva é reconhecidamente exitosa e tem o objetivo de promover o autocontrole, disciplina, equilíbrio, domínio próprio, além de trabalhar questões como ética, respeito e resgate da autoestima.



Em todas as unidades do Iases, as mais diversas atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica e assim como a escolarização e a qualificação profissional, visam a promover o convívio, a promoção da saúde e do bem estar, além da reinserção social dos adolescentes junto à sociedade.



CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada.

O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard