27/04/2012 12h51 - Atualizado em 01/07/2016 10h49

Socioeducandos do Iases participam de Café Literário no Norte do Estado

Adolescentes e socioeducadores da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram nessa quinta-feira (26), do 1º Café Literário Socioeducativo, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Linhares.

O projeto tem como objetivo promover a formação, a difusão cultural e a valorização das raízes culturais da população, além de incentivar a cidadania.

O evento foi realizado no espaço cultural Nice Avanza, em Linhares, e reuniu três adolescentes da Regional Norte do Iases; quatro socioeducadores que atuam nas Unidades do Iases; representações da Secretaria Municipal de Cultura, como o secretário Antônio Bezerra e a assessora Luzinete Amorim; contou ainda com uma participação do capitão Barbosa da Polícia Militar e dos jovens recrutas integrantes do Tiro de Guerra de Linhares, que fizeram a execução do hino nacional; além da presença dos profissionais e crianças atendidas pelo CRAS do Bairro Aviso e participação da comunidade local.

A integração foi o ponto alto do evento, onde adolescentes e socioeducadores da Regional Norte realizaram uma apresentação musical com uma coreografia dos anos 60 e também participaram de dinâmicas literárias. Durante o encontro, a Secretaria de Cultura ainda realizou a doação de livros que farão parte do acervo da escola da Regional Norte do Iases.

No encerramento, os participantes se confraternizaram com um café produzido pelos adolescentes na padaria escola da Unidade Regional Norte do Iases, ao som de muita música sertaneja com a dupla convidada Carolina e Alana, além de louvores apresentados também pelas cantoras convidadas, Claudenice e Marta Pimentel.

Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard