27/08/2012 11h42 - Atualizado em 01/07/2016 11h05

Socioeducandos do Iases ganham bolsas de Atletismo

Por meio do projeto “Realizando Sonhos”, desenvolvido peloInstituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), dois socioeducandos ganharam bolsas para praticar atletismo, três vezes por semana, na Vila Olímpica de Vila Velha. A atividade foi viabilizada por meio de uma parceria do Instituto com a Secretaria de Esportes de Vila Velha, para promover a inclusão social, garantindo a saúde e o bem estar dos alunos, que ficam na Casa Marista de Semiliberdade.

De acordo o coordenador de esportes do Iases, Leonardo Menezes Groberio, os adolescentes, que já estão frequentando as aulas de Atletismo há uma semana, estão bastante empenhados e satisfeitos com a oportunidade de estarem desenvolvendo esta prática esportiva.“Estamos todos bem otimistas quanto ao desempenho dos socioeducandos e temos a pretensão de inscrevê-los em competições”, disse Leonardo.

Em todas as Unidades do Instituto, várias atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica dos adolescentes, com o objetivo de promover o convívio social, auxiliar no desempenho físico e psicossocial, alémde promover saúde e bem estar.

Casa de Semiliberdade

A Casa Marista de Semiliberdade do Iases realiza atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, por meio de uma parceria com a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE/Maristas).

O Programa de Medida Socioeducativa de Semiliberdade do Iases está alicerçado no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos Direitos Humanos e articuladas com as políticas públicas que privilegiam a rede socioassistencial e as políticas de saúde, educação, habitação, dentre outras.

Entre as ações previstas estão: oportunidades para o adolescente pensar sobre as consequências do ato infracional cometido, refletindo a assimilação do processo de responsabilização; acesso à escolarização e profissionalização como principiais instrumentos de inclusão social; facilitação para o fortalecimento dos vínculos familiares e incentivo à participação em atividades de esporte, cultura e lazer junto à comunidade.

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Texto: Daiane Delpupo
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