Os adolescentes da Unidade de Internação Regional Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, estão trabalhando, durante esta semana, em uma atividade de releitura das obras da artista brasileira Tarsila do Amaral.
Além de conhecer a história de vida da desenhista, que é uma das figuras centrais da pintura brasileira, os jovens estão fazendo estudos sobre os significados de seus quadros e reproduzindo as obras a partir de diferentes interpretações.
Dentre as obras estudadas, está o famoso quadro “Operários”, de 1933, que retrata a realidade brasileira da época, especialmente no que diz respeito à questão social da classe operária. Uma das releituras propostas pelos adolescentes para esta obra envolveu a temática do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado nesta quinta-feira, 08 de março.
De acordo com a pedagoga da unidade Maria Lúcia de Oliveira, a atividade está sendo interdisciplinar. “Estamos trabalhando a cultura, a interpretação, a arte e a História do Brasil de uma maneira diferenciada. A partir das obras da artista, os adolescentes estão aprendendo sobre o contexto social brasileiro da época e fazendo releituras que trazem comparações com os dias de hoje”, contou.
Unidades Regionais Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal