Socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizaram nestas duas últimas semanas exames de avaliação do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), com o objetivo de concluir a formação escolar e garantir a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Ao todo, 196 socioeducandos do Iases realizaram as provas aplicadas nas Unidades localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e em municípios da Grande Vitória. As provas para a conclusão do ensino médio foram realizadas nos dias 30 e 31 de julho e 06 de agosto, já o exame de avaliação do ensino fundamental foi aplicado na última segunda-feira (06) e terça-feira (07).
Na Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, cinco adolescentes realizaram as provas correspondentes ao ensino médio e cerca de 70 adolescentes fizeram o provão para o ensino fundamental.
Para a professora Aline Viçosi, que atua na Unidade Regional Norte do Iases, esta é uma oportunidade importante na vida de um jovem aluno, pois serve como motivação para os estudos. “Esta experiência proporciona ao aluno um desafio escolar, motivando-o a dedicar-se aos estudos em busca de sua formação", disse.
Para a socioeducadora Keila Zucatelli, que atua na Inclusão Social da Unidade Regional Norte, a realização das provas tem como objetivo oportunizar a conclusão do ensino dos socioeducandos dentro de uma unidade de internação, que por motivos diversos não tiveram a chance de finalizá-los de forma regular.
Em outras Unidades do Iases as avaliações do CEEJA também foram aplicadas, atingindo um grande número de socioeducandos. Na Unidade de Internação Metropolitana, em Vila Velha, 46 socioeducandos realizaram o exame referente ao ensino fundamental e 10 adolescentes fizeram os provões do ensino médio. Já na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede, 10 alunos realizaram as provas para o ensino fundamental. Na Unidade Feminina de Internação (UFI), também localizada em Cariacica-Sede, foram realizadas três avaliações para o ensino fundamental. Já na Unidade de Internação Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, 31 socioeducandos realizaram as provas do ensino fundamental e 19 fizeram as avaliações correspondentes ao ensino médio.
A escolarização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa é realizada em escolas localizadas dentro das unidades do Iases localizadas na Grande Vitória, Regional Norte, em Linhares, e Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo