21/01/2009 14h16 - Atualizado em 30/06/2016 16h16

Socioeducandos do Iases assistirão a apresentações de samba e teatro nesta quinta (22)

A mistura de ritmos de bandas e cantores capixabas e atividades artísticas, como teatro e cinema, tem animado as férias dos socioeducandos do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Nesta quinta-feira (22), acontece na Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica, um encontro de samba, e no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória, apresentações de grupo de teatro.

O “Encontro de Samba” será realizado na tarde desta quinta-feira (22) com o objetivo de promover uma interação de músicos profissionais com os adolescentes que participam do Projeto “Cantando a Vida”, oficina de música desenvolvida pelo Iases. Recentemente, um grupo de meninas passou a fazer aulas de música e formou um grupo de samba.

Os convidados são os cantores Vera DaMatta, Luizinho Taj Mahal, Edson Papo Furado, Walace da Flauta e Gardênia. Eles serão acompanhados pelo professor de música do Iases, Aberto, conhecido como Beto Capoeira.

Já o grupo de teatro “Avalanche Missões Urbanas”, fará duas apresentações no Ciase. O grupo é um formado por jovens da 1ª Igreja Batista de Jardim Tropical, em Serra, e existe há três anos.

As duas visitas encerram as atividades da penúltima semana da Programação de Férias da Unis, que se encerra no dia 30.

Durante as férias escolares, outros artistas capixabas como os da banda de samba-rock Kalifa, da banda Tabacarana e os cantores MC Popay e MC Chucky 22, e o grupo de hip-hop, Família GAM, já se apresentaram nas Unidades. Além disso, estão acontecendo palestras educativas, sessões de vídeo e partidas de futebol.

Programação de Férias

Esta é a segunda vez que o Iases promove uma programação de férias com atividades diversificadas e visitas de artistas e músicos capixabas. As ações são coordenadas pelos socioeducadores Delor Junior e Clovis Mendonça, que atuam na Oficina Literária AbertaMente, e Renildo Aleixo, professor da Oficina de Tecelagem.

Para os oficineiros Delor e Clovis, o projeto de férias que ainda está em andamento foi mais ousado e diferenciado do que o que aconteceu em julho de 2008, pois foi montada uma programação para atender um maior número de adolescentes em todas as unidades administradas pelo Iases e com mais convidados e visitantes.

Eles acreditam que o projeto e suas atrações possibilitam aos adolescentes acessibilidade à cultura e permitem que eles se identifiquem ou se incluam em alguma atividade. “Além disso, as atividades culturais são fundamentais para a reconstrução dos valores éticos dos adolescentes”, disse o professor Delor.

Para a subgerente pedagógica do Iases, Marta Borini Freire, a mobilização em torno do Projeto Férias contribuiu para humanizar ainda mais os atendimentos aos adolescentes em medida socioeducativa de internação e internação provisória.

“O resultado desse projeto contribui para a formação de uma consciência político-solidária, para a promoção dos Direitos Humanos e ações socioeducativas”, disse a subgerente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard