Três Socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, realizaram nesta semana, uma apresentação de trabalhos sobre seus projetos de vida, com objetivo de compartilhar suas experiências, metas e planos futuros que vêm sendo construídos e conquistados em longo do cumprimento da medida socioeducativa.
Os trabalhos seguem as normas adotadas em uma monografia acadêmica, e foram feitos sob a coordenação pela pedagoga Sheila Caria. Os temas escolhidos foram: “Consequências que as drogas trouxeram para minha vida”, “Coisa que me levaram a entrar no crime” e “Consequências de escolhas erradas”.
Para a psicóloga Hemilly Batista, que participou da banca, a atividade possibilita a reflexão dos adolescentes, contribuindo para que novas metas sejam traçadas e alcançadas. “O momento é importante, pois mostra toda a evolução dos adolescentes dentro do processo socioeducativo e tem ainda a função de estimular os outros socioeducandos”, disse.
A atividade representa uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC). A metodologia é aplicada por educadores da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que atua no local por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.
O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
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Texto: Daiane Delpupo