15/02/2016 08h38 - Atualizado em 01/07/2016 13h08

Socioeducandos da Unip Sul realizam ciclo de palestras

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória da Regional Sul (Unip Sul) estão realizando um ciclo de palestras referentes às suas histórias de vida e metas para o futuro. A intenção da atividade é propagar importantes informações acerca de cada temática, com o objetivo de contribuir com os novos projetos de vida de cada socioeducando. O foco principal das palestras é ressaltar a força da superação, baseada na perseverança, na disciplina e na vontade de mudar de vida.

No decorrer da atividade, os adolescentes puderam refletir sobre os vários temas. E, foram abordados “Ser Pai”, “Consciência Negra, Diversidade Racial, Classe, Gênero, Cultura e Religião” e o “Crime não presta”.

Para o socioeducando E.S.C., que apresentou a palestra “O crime não presta”, cada adolescente tem um pouco para falar de sua vida. “Percebi nessa atividade que cada adolescente tem uma história de vida diferente, um motivo para estar aqui. Eu tive a oportunidade de falar um pouco mais de mim e ao final percebemos quanto tempo perdemos longe da família quando praticamos o ato infracional”.

“Me senti como se fosse da equipe técnica abordando sobre um assunto que todos os adolescentes conhecem bem. Aprendi as informações para repassar aos outros socioeducandos e espero que eles reflitam sobre o uso de drogas, bem como eu daqui pra frente”, afirmou o adolescente M.B.A, responsável pelo tema “Drogas e o adolescente” .

As palestras continuarão durante o ano. Com relevância em nível de informação, serão realizadas atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em maio.

“O objetivo central desse ciclo de palestras é despertar a habilidade social de cada adolescente e fazê-los perceber que também são capazes de repassar conhecimento para qualquer tipo de público”, disse a assistente social, Lívia Gaspari Nascimento.

As atividades pedagógicas foram coordenadas pela Assistente Social Lívia Gaspari Nascimento e pelo Psicólogo Reinaldo Ferreira de Oliveira.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 99932.7739
imprensa@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard