Os socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Vila Velha, estão trabalhando na plantação de uma horta no decorrer desta semana. Além de ser uma atividade terapêutica, os jovens estão aprendendo as técnicas de plantar diferentes tipos de hortaliças sem o uso de fertilizantes químicos ou agrotóxicos.
Durante a primeira semana de atividade, os socioeducandos aprenderam técnicas para o preparo da terra e já iniciaram a plantação de sementes. Na horta também haverá um espaço especial para plantas medicinais. A atividade é uma ação da Gerência Pedagógica do Iases.
A atividade faz parte de uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que atua no ensino de métodos para execução de trabalhos na área rural de modo a despertar o interesse e incentivar a permanência do homem do campo. A parceria foi firmada por meio do Sindicato Rural de Viana.
De acordo com o professor do Senar, Dauro Brício Junior, a atividade está despertando o interesse e o cuidado com a terra. “Eles estão aprendendo a trabalhar com a terra de maneira ecológica. Hoje nós temos recursos naturais para controlar pragas que não alteram a saúde da planta. A intenção é que essa produção natural e livre de qualquer agrotóxico seja consumida pelos próprios jovens”, explicou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Gabriela Zorzal