As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede, participaram na última semana, de uma palestra educativa sobre sexualidade, que teve o objetivo de promover o conhecimento e assegurar a importância de ações de prevenção e autocuidado na juventude.
A atividade socioeducativa foi uma iniciativa da equipe pedagógica da Unidade e também contou com a parceria voluntária de duas técnicas de enfermagem, estudantes do curso de serviço social da Faculdade Inopar, Glemilda dos Santos Dias e Roberta Kelly Silva Simão.
De forma bem dinâmica e descontraída, as educadoras convidadas trabalharam o tema abordando sempre uma linguagem jovem e de interesse das adolescentes. Durante a palestra elas exploraram a questão das doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, as mudanças do corpo na adolescência e na juventude, sexualidade e responsabilidade.
"A vida é um projeto que você mesmo constrói. Sempre que fizer alguma coisa, faça de forma responsável. A sexualidade é comum a todos, pois precisamos de carinho, cumplicidade, mas o importante é que seja de maneira segura. Nós mulheres temos sempre que zelar pela nossa segurança”, disse a educadora Roberta.
De acordo com a equipe pedagógica da UFI, a atividade teve um resultado muito interessante. “O diálogo foi o ponto alto da atividade. As adolescentes gostaram muito da linguagem trabalhada, que foi de fácil entendimento, e assim ficaram à vontade para fazer perguntas e tirar dúvidas frequentes da juventude sobre sexualidade”, disse Mirtes Basílio, subgerente pedagógica da Unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br