Cinco adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) visitaram o Convento da Penha, em Vila Velha. Durante a atividade, que fez parte da programação da unidade no Carnaval, as jovens participaram de uma celebração religiosa e conheceram um pouco da história do Convento, marco da cultura capixaba.
A visita também permitiu um rico contato com a natureza, já que, durante a subida ao Convento da Penha, é possível ver áreas de preservação da Mata Atlântica e animais como saguis e aves da região. O local é um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado no ano de 1558.
A experiência foi marcada pela conscientização, por parte das adolescentes, do valor histórico e cultural do local para o Estado. “Embora todas as adolescentes sejam da região, elas não conheciam o Convento e sua história. Sem dúvida, o passeio trouxe a consciência da importância da preservação desse espaço como um local público que possui marcas da história de todo o povo capixaba”, contou a pedagoga Frantieska Azevedo, que acompanhou a visita.
O grupo também foi acompanhado pela assistente social da UFI, Elaine Casagrande, que destacou a importância da espiritualidade como fator de ressocialização. “A visita ao Convento da Penha também proporcionou um momento de fé para as jovens. Elas assistiram à celebração e relataram que foi uma oportunidade de provar a liberdade e a paz”, contou.
A saída pedagógica foi organizada em uma perspectiva que valoriza o protagonismo juvenil e trabalha a confiança e a responsabilidades das adolescentes.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Tel.(27) 3636.5453 comunicacao@iases.es.gov.br comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739 lorenza.grativol@iases.es.gov.br Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal