Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a juventude acerca das questões ecológicas, a equipe pedagógica da Unidade de Internação Feminina (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Caricacia-Sede, está desenvolvendo com as socioeducandas, ao longo do mês de junho, atividades relacionadas ao meio ambiente.
Na última semana, as adolescentes da Unidade realizaram um Curso de Educação Ambiental. Com duração de dois dias, o curso visou à aprendizagem e conscientização ecológica das socioeducandas. Ao todo, 13 adolescentes que cumprem medida socioeducativa participaram do curso, acompanhadas pela assistente social, Priscilla Pessoa e da psicóloga, Thais Aguiar.
Fruto de uma articulação com o Sindicato Rural de Viana (Senar), o curso possibilitou às adolescentes, o contato com questões sociais e ambientais, além da aprendizagem sobre o Código Florestal e outras leis ecológicas. As socioeducandas assistiram, ainda, um vídeo sobre desmatamento e tráfico de animais.
Para o instrutor do Senar, Christiano Schiffer, a educação ambiental estimula a mudança de atitudes e hábitos e contribui diretamente no processo de socioeducação, uma vez que propaga a mudança de postura em função de um futuro melhor.
De acordo com a socioeducadora, Pricilla Pessoa, as atividades relacionadas ao meio ambiente foram impulsionadas pelo fato de no mês de junho ser comemorado o Dia do Meio Ambiente e pela Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento sustentável, a Rio+20, realizada nos últimos dias no Rio de Janeiro.
“A educação ambiental desempenha um papel fundamental na sociedade, pois é por meio da sensibilização, conscientização e a mobilização das pessoas que as conquistas são alcançadas”, disse Priscilla.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo