Agentes socioeducativos do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e socioeducadores da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que realiza a gestão das Unidades Regionais Norte, localizadas em Linhares, iniciaram nesta semana, uma capacitação com o objetivo de alinhar conceitos e procedimentos de trabalho nas Unidades de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
A capacitação prossegue até o dia 23 de junho com a realização de palestras, grupos de estudos e de debates com os seguintes temas: “Modelo Pedagógico Contextualizado”, “Regimento Interno” e “Procedimentos de Segurança”. A capacitação está sendo coordenada pelos profissionais da Acadis, Marcos Juny e Caique Nascimento, e terá carga horária total de 16 horas. Ao final, os profissionais receberão certificados de capacitação.
As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases, localizadas em Linhares, estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão dos locais está sendo realizada pela Acadis através de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
Lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida