Profissionais do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram nesta quinta-feira (22), de uma capacitação com o objetivo de promover integração e qualificar o trabalho dos profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atuam no Centro por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Espírito Santo.
A capacitação reuniu a equipe técnica do CSE com o objetivo de discutir o Plano de Programa de Atendimento (PPA), junto ao Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), uma metodologia de atendimento socioeducativo diferenciada aplicada no Centro pelos profissionais da Acadis.
De acordo com a equipe técnica da Acadis, o PPA é um instrumento cointegrante do MPC por se tratar de uma das ferramentas que ampliam a possibilidade de “desenhar” e direcionar cotidianamente a ação socioeducativa junto ao adolescente durante o processo de cumprimento da medida socioeducativa de internação.
O MPC é uma metodologia de atendimento diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer. O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
De acordo com o profissional da Inclusão Social do CSE, Marcos Vinicius Silva, o evento promoveu momentos de interação e estudos. “Os profissionais participaram ativamente do evento, compartilhando conhecimento e interagindo de forma importante para o trabalho técnico de atendimento aos adolescentes”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida