23/01/2012 11h52 - Atualizado em 01/07/2016 10h35

Socioeducadores do Iases conhecem experiências do atendimento socioeducativo do Rio Grande do Sul

Dez profissionais do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que integram a equipe da Unidade de Internação Metropolitana, em Xuri, Vila Velha, estiveram no Rio Grande do Sul onde conheceram experiências do atendimento socioeducativo da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). A visita da equipe capixaba no Rio Grande do Sul teve como objetivo a busca de experiências e de boas práticas no atendimento ao adolescente em conflito com a lei como forma de capacitação para os profissionais do Iases.

Durante três dias no mês de dezembro, os profissionais do Iases participaram de reuniões e visitaram unidades de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde puderam conhecer todo o processo de trabalho socioeducativo, bem como exemplos de boas práticas e experiências bem sucedidas aplicadas no Estado. Os profissionais do Iases foram recebidos pelos diretores da Fase e também pela juíza do 3º Juizado Regional da Infância e Juventude, da Vera Lúcia Deboni, que também é juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça.

“Foi uma experiência muito rica, pudemos conhecer as dificuldades e as experiências exitosas do atendimento socioeducativo de um Estado que possui um sistema bem integrado entre Unidades e junto ao poder judiciário, atuando de forma presencial, não só oficial, e auxiliando no pensar, na aplicação da medida socioeducativa para que seja garantido o atendimento e a reinserção comunitária do adolescente em conflito com a lei”, disse Gustavo Badaró, subgerente pedagógico.

A visita técnica dos profissionais do Iases ao estado do Rio Grande do Sul foi uma ação recomendada pela juíza Vera Lúcia Delboni em visita ao Espírito Santo no ano passado e foi realizada com o objetivo também de enriquecer e contribuir com o programa de atendimento socioeducativo da Unidade de Internação Metropolitana que está sendo reestruturado. Além da reestruturação do programa de atendimento, socioeducadores Unidade Metropolitana estão participando de formações continuadas e o espaço físico do local está sendo reformado.

A Unidade localizada em Xuri, Vila Velha, é destinada ao atendimento de adolescentes e jovens com idades entre 17 a 21 anos em cumprimento de medida de internação. Atualmente, 58 socioeducandos com este perfil estão cumprindo medida socioeducativa de internação em uma Unidade da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) no interior do Estado enquanto os espaços em Vila Velha estão passando por reformas estruturantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard