A psicóloga Rosa Elizabeth Lessa Ribeiro que atua como subgerente socioeducativa no Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), na Unidade de Internação Provisória (Unip I), em Cariacica-Sede, é uma das indicadas ao Prêmio Betinho: Atitude Cidadã, uma seleção nacional que visa valorizar as pessoas que praticam no dia a dia, a promoção da cidadania.
São indicados ao prêmio, pessoas de comunidades que participam ativamente de ações que visam à promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou que participam ativamente e com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade.
A socioeducadora Rosa Elizabeth atua na Unip I onde coordena projetos e oficinas socioeducativas voltadas a adolescentes em conflito com a lei que visam não só à socialização e o desenvolvimento pessoal dos adolescentes, mas promovem a valorização de seu potencial, de sua autoestima e também a sua iniciação no mundo do trabalho.
Dentre as ações que o prêmio destaca estão quatro projetos: a Oficina de Serigrafia; o Projeto Horta e Meio Ambiente; o Projeto Mc da Paz e o da Biblioteca da Unidade.
A oficina de Serigrafia é desenvolvida na Unidade desde 2006 em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, e tem como objetivo o ensinamento das técnicas de serigrafia, mas também noções de cooperativismo, empreendedorismo e criação artística.
Já o projeto Horta e Meio Ambiente é destinado aos adolescentes e funcionários da Unidade com o objetivo de mostrar a importância do trabalho e da cultura do homem do campo.
O projeto Mc da Paz é uma oficina que mistura literatura e arte e desenvolve atividades com o objetivo de mostrar aos adolescentes a importância de utilizar a coerência textual para a criação e interpretação de letras de músicas, bem como o valor da música como transmissora de conhecimento e cultura. A elaboração é concentrada em letras de diferentes estilos e ritmos musicais, indo do rock ao funk.
Já o projeto da Biblioteca, é desenvolvido em parceria com a ONG Universidade para Todos, e estimula a prática da leitura e promove momentos de lazer, bem como possibilidade de aquisição de conhecimentos diversos e atualizados.
A votação está sendo realizada via internet pelo site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho e prossegue até o dia 20 de novembro. Em cada município será escolhido o candidato que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O mais voltado receberá o Prêmio Betinho: Atitude Cidadã e os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem, ainda, a um Prêmio regional. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451/ 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br