Aproximadamente 130 adolescentes das Unidades de Internação Socioeducativas (Unis I e II), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participarão de cursos profissionalizantes ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Serão formadas sete novas turmas de cursos de Eletricista e Instalador Predial, Padeiro, Instalador Hidráulico e Gesseiro. As aulas do curso de padeiro serão iniciadas nesta quarta-feira (07).
Os cursos profissionalizantes têm carga horária de 80 horas com duração média de 20 dias úteis e serão realizados de segunda a sexta-feira, com turmas pela manhã e no período da tarde, dentro das Unidades. As turmas são formadas por uma média de seis a dez adolescentes. Ao final da capacitação, os adolescentes receberão certificados.
A pedagoga do Espaço Educativo do Iases e coordenadora da profissionalização, Deuzely Pinheiro, disse que a expectativa para início das novas turmas é grande. “Estes cursos já foram ministrados nas Unidades e tiveram grande aceitação por parte dos adolescentes. A expectativa é atender e capacitar aproximadamente 130 adolescentes, com o início dessas novas turmas”, disse.
De acordo com o cronograma dos cursos, nesta quarta (07) serão iniciadas duas turmas de padeiro, uma de manhã e outra de tarde. As aulas serão ministradas em uma unidade móvel no Senai que está instalada na Unidade. No dia 12 serão iniciadas duas turmas do curso de Eletricista e Instalador Predial, e no dia 19, será iniciada uma turma do curso de gesseiro e outra de instalador hidráulico.
Novo Modelo Pedagógico
O desenvolvimento de cursos de capacitação e profissionalizantes são ações contempladas pelo novo modelo pedagógico do Iases, que prioriza em seus atendimentos a formação de princípios e valores humanitários, a autoestima e o desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.
Os cursos de capacitação desenvolvidos nas Unidades do Iases vêm proporcionando a inserção de adolescentes no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da medida socioeducativa e também dos que já foram desligados do processo socioeducativo.
Está em andamento uma capacitação promovida pelo Iases, em parceria com a Fundação Dadalto, com o objetivo de habilitar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Um grupo de 22 adolescentes, que já se desligaram do processo socioeducativo, está matriculado no curso de ‘Rotinas Administrativas com Qualidade no Atendimento’.
No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, aproximadamente 40 adolescentes que ainda cumprem medida socioeducativa de internação já se encontram inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada nos ramos de padaria e confeitarias, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, dentre outros setores.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br