18/07/2008 06h56 - Atualizado em 30/06/2016 16h08

Seminário promovido pelo Iases reúne 300 pessoas

O primeiro dia do Seminário Estadual para implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), promovido pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), foi marcado por dois painéis, que tiveram como tema a implantação, os avanços e desafios do Sistema Sinase.

Participaram da mesa de abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (17), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, na Serra, o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, o promotor de Justiça Evaldo Teixeira, a defensora pública, Penha Maria de Sá Fernandes, a diretoria presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor Técnico, Antônio Haddad Tápias e a diretora Administrativa e Financeira do Iases, Danielle Merisio Fernandes Alexandre.

Ainda pela manhã, foi realizado o primeiro painel do Seminário com o tema: ‘Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo / SINASE e Sistema Único de Assistência Social / SUAS’, com os palestrantes convidados, Edna Lúcia Gomes de Souza, consultora do Iases, e Adilson Fernandes de Souza, Assessor da Presidência da Fundação CASA de São Paulo.

Após o intervalo para o almoço, o grupo teatral das meninas da Unidade de Internação Feminina (Ufi), administrada pelo Iases, abriram a programação da tarde com a apresentação da peça: ‘Drª Famosona’. O teatro foi um sucesso e ao final as adolescentes foram aplaudidas de pé pela platéia fornada por aproximadamente 300 pessoas.

As adolescentes ainda prestaram uma homenagem à presidente do Iases, Silvana Gallina, que nesta quinta-feira, 17, está aniversariando. Elas prepararam um rap com uma letra especial e ainda presentearam a presidente com artesanatos confeccionados por elas nas oficinas da Unidade.

Em seguida, aconteceu o segundo painel com o tema: “Implementação do SINASE - Avanços e Desafios” e ‘Sistemas Socioeducativos Estaduais - Espírito Santo e São Paulo’. A mesa foi formada pela presidente do Iases, e a palestrante convidada, Berenice Maria Giannella, Presidente da Fundação CASA de São Paulo, advogada e promotora de Justiça paulista.

O seminário continua nesta sexta-feira (18) e terá novos painéis: ‘Implementação das Medidas em Meio Aberto - Avanços e Desafios; O papel do executivo na Implementação das Medidas em Meio Aberto (Experiência de São Paulo); O Papel do Ministério Público na Implementação das Medidas em Meio Aberto ; O Papel do Juiz na Aplicação das Medidas em Meio Aberto’; e ‘Implementação do SINASE – Atribuições e Competências dos Conselhos de Direitos e Tutelares’.

Os palestrantes convidados para esta sexta-feira são o assessor da Fundação Casa de São Paulo, Adilson Fernandes de Souza, a promotora da Vara da Infância e Juventude de Cariacica, Daniela Leão de Almeida, e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Vitória, Paulo Roberto Luppi.

O evento tem como objetivo promover a instalação do Sinase nas esferas estaduais e municipais, como norteador das políticas públicas de atendimento socioeducativo aos adolescentes em conflito com a lei.

Estão inscritos no Seminário representantes de secretarias de saúde, segurança, lazer, educação, esportes de vários municípios, além de representantes de Conselhos Tutelares, Defensoria Pública, Juizados, e todos os parceiros que compõem a rede de atendimento socioeducativo. .

Confira a programação desta sexta-feira, 18.

DIA: 18/07/08

08h30: Painel III: “Implementação das Medidas em Meio Aberto - Avanços e Desafios”; O papel do executivo na Implementação das Medidas em Meio Aberto (Experiência de São Paulo); O Papel do Ministério Público na Implementação das Medidas em Meio Aberto ; O Papel do Juiz na Aplicação das Medidas em Meio Aberto
Palestrantes: Adilson Fernandes de Souza – Assessor da Presidência da
Fundação CASA/SP
Daniela Leão de Almeida – Promotora da Vara da Infância
e Juventude do Município de Cariacica
Paulo Roberto Luppi – Juiz da Vara da Infância e Juventude de Vitória

11h30: Debate

12 horas: Almoço

13h30: Apresentação Cultural do IASES

14 horas: Palestra: Implementação do SINASE – Atribuições e Competências dos Conselhos de Direitos e Tutelares.
Palestrante: José Fernando da Silva – Assessor do Fórum Nacional DCA
para o Sinase e o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária

15 horas: Debate

15h30: Criação da Comissão Intersetorial Pró - SINASE e Encaminhamentos