31/08/2009 13h28 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

Representantes da Fundac visitam Centro Socioedicativo do Iases

Representantes da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (Fundac) estiveram no Estado, na semana passada, e conheceram o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescentes em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica.
Durante os quatro dias de visita, de quinta (27) a domingo (30), o coordenador das Medidas Socioeducativas do Estado do Rio Grande do Norte, José Carlos Moraes Ferreira, e a assessora da Presidência da Fundac, Analine de Azevedo Dantasa, conheceram e acompanharam o atendimento diferenciado que é realizado com os adolescentes em conflito com a lei no Centro, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) de Gerardo Mondragón, diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que administra o local através de um contrato de gestão firmado com o Iases.
Eles também participaram de uma reunião de apresentação de resultados e metas alcançadas pela equipe do Centro, sobre os seis meses de funcionamento do local, e tiveram a oportunidade de acompanhar atividades desenvolvidas com os adolescentes e suas famílias.
Os visitantes estiveram presentes neste domingo (30), na Assembléia Geral das Famílias, onde foi realizado o rito de entrega do Bonsai aos adolescentes recém chegados. A cerimônia é realizada junto às famílias e tem um significado simbólico: a árvore oriental simboliza a família dos adolescentes, que devem cuidar da planta enquanto estiverem no Centro.
Ao final da visita, os profissionais da Fundac ressaltaram que foi muito importante ver de perto um projeto como este focado na ressocialização do adolescente de forma diferenciada.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard