Esta semana foi marcada por atividades diferenciadas na Unidade de Internação Provisória Sul, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim. Dinâmicas terapêuticas e reflexivas, apresentações culturais e muita diversão fizeram parte da comemoração do Dia do Estudante, que neste ano, caiu em um sai de sábado, no último dia 11.
Os estudantes da Unidade iniciaram a semana comemorativa com muita diversão e aprendizado. Supervisionados pelos professores de Matemática e Educação Física, Verônica Breuneli e Fabiano Ayub, os socioeducandos participaram, na segunda-feira (13), de jogos matemáticos, brincadeiras de raciocínio lógico, bem como de um espetáculo de mágica que integraram estudos e diversão. O dia foi finalizado com uma dinâmica terapêutica que envolveu todos os socioeducandos e objetivou trabalhar a atenção, a observação, o desapego e a sinceridade.
Na terça-feira (14), foi a vez de uma apresentação da peça teatral, com o título “A Evolução dos meios de comunicação com a história dos estudantes”, envolver os socioeducandos. Coordenados pela professora de Português, Pâmela Cunha, dois adolescentes realizaram a apresentação da peça, que estava sendo ensaiada desde a semana passada. O dia foi finalizado com um clima bem descontraído e cultural em uma confraternização onde foi servido um lanche especial em comemoração ao Dia do Estudante.
Finalizando o ciclo de programações comemorativas ao Dia do Estudante, nesta quarta-feira (15), os socioeducandos participaram de apresentações musicais de paródias. A atividade foi acompanhada pelo professor de Inglês, Fábio Coelho. Para fechar o dia, os alunos ainda assistiram a um vídeo motivacional, apresentado pela pedagoga da Unidade, Priscilla Moulin, que falou sobre a importância dos estudos na vida dos jovens. O vídeo foi uma homenagem aos estudantes que receberam de presente da equipe, uma sacola com guloseimas e doces.
De acordo com a pedagoga, Priscilla Moulin, as atividades procuraram unir aprendizado e diversão em comemoração ao Dia do Estudante “As atividades alcançaram o objetivo de refletir nos socioeducandos, qual o papel do estudante, seus direitos e deveres, de uma maneira divertida”, disse.
A escolarização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa é realizada em escolas localizadas dentro das unidades do Iases localizadas na Grande Vitória, Regional Norte, em Linhares, e Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Regional Sul
A gestão da Unidade de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, é realizada pelo Iases em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.
No mesmo município também está localizado o Centro de Convivência e Inclusão Social (Convivis), coordenado pelo Icisec em parceria com o Iases, que tem como objetivo oferecer às famílias e aos egressos atendimentos técnicos e atividades que estimulem a inclusão social dos jovens. No local, famílias de jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem atendimento de diversos profissionais, como assistentes sociais e psicólogos. O espaço também trabalha no sentido de oportunizar ao jovem e sua família o acesso a políticas sociais básicas, como saúde, educação, trabalho e habitação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo