Socioeducadores da Unidade de Internação Provisória Regional Norte, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, estão participando, nesta semana, do terceiro Ciclo de Capacitação Continuada, que tem como objetivo aprimorar, qualificar e integrar os funcionários na dinâmica funcional do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
Nesta etapa estão sendo ministrados temas acerca da postura e atuação profissional diante dos procedimentos de segurança da Unidade, além de discussões sobre gerenciamento de conflitos. Nesta quarta-feira (18), o encontro contemplou a equipe feminina de agentes socioeducativos, e na quinta-feira (19), será a vez da equipe masculina. Os encontros são ministrados pelas socioeducadoras Ákila Bolonine e Patrícia Buffon.
Todas socioeducadoras da Unidade de Internação Regional Norte participaram da capacitação, que contou também com a presença de duas agentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica-Sede.
De acordo com a gerente da Unidade Regional Norte, Silvany Caldeira, a ideia de promover um Ciclo de Capacitação Continuada surgiu com o objetivo de padronizar o conhecimento dos socioeducadores, aperfeiçoando o atendimento. “Esta capacitação surgiu a partir da necessidade, sentida pela equipe de agentes socioeducativos, em aperfeiçoar seu conhecimento e discutir ações mais qualificadas e técnicas voltadas para o atendimento, para as famílias e para toda a comunidade socioeducativa da Unidade”, disse.
O Ciclo de Capacitações da Unidade de Internação Provisória Regional Norte teve início em fevereiro e segue até o final do ano. O próximo tema a ser trabalhado é a Justiça Restaurativa, que tem como objetivo trabalhar conceitos teóricos e práticos sobre o tema, que contribui para o crescimento humano e ainda para a promoção das práticas do diálogo, da comunicação não violenta, da mediação de conflitos e da Justiça Restaurativa no atendimento socioeducativo.
Para Silvany, gerente da Unidade, essas ações mostram o interesse da equipe em aperfeiçoar e melhor atender aos socioeducandos e familiares. “Esses espaços mostram o comprometimento e responsabilidade da equipe de profissionais da Unidade no que diz respeito ao processo de aprendizado, na busca por um atendimento de qualidade, aperfeiçoando, a cada dia, o trabalho desenvolvido na socioeducação”, disse.
Unidades Regionais Norte
A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5453 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo