12/07/2012 11h11 - Atualizado em 01/07/2016 11h00

Regional Norte do Iases promove concurso de panificação nesta sexta (13)

Jovens alunos do curso de panificação e confeitaria realizado na Unidade de Internação Regional Norte, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, terão a oportunidade de mostrarem todo o talento em um concurso, que será realizado nesta sexta-feira (13).

O concurso “Padeiro Mão na Massa” é resultado do curso profissionalizante de padaria e confeitaria, que vem sendo desenvolvido na Unidade. O objetivo, segundo a pedagoga Thamires da Vitória, é avaliar a aprendizagem e revelar talentos.

“O objetivo é mobilizar os alunos do curso profissionalizante para a criação de receitas novas, buscando incentivar a criatividade e o desenvolvimento das habilidades do socioeducando, identificando novos talentos na área e criando, desta forma, a oportunidade de ingresso deles no mercado de trabalho, ou a descoberta da aptidão profissional”, disse a pedagoga.

Sete jovens estão inscritos no concurso que será realizado na Unidade Regional Norte, em Linhares, durante todo o dia. Os socioeducandos já elaboraram e testaram as receitas, que serão apresentadas e degustadas por uma bancada julgadora formada por socioeducadores e parceiros convidados.

O concurso já foi realizado no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, localizado em Tucum, Cariacica, e conta com o apoio da Distribuidora de Alimentos Diskpan, parceira do Instituto na realização de cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria nas unidades.

Da etapa realizada na Regional Norte serão selecionados finalistas que irão disputar a grande final do concurso, que reunirá jovens talentos das duas unidades do Iases em um evento previsto para o dia 17 agosto no Centro localizado em Tucum, Cariacica.

Para o parceiro e coordenador do curso de panificação da Diskpan, Fábio Bento, o concurso é uma importante forma de avaliar a aprendizagem dos socioeducandos para que eles consigam uma colocação no mercado de trabalho. "O concurso é um incentivo para a descoberta de talentos, pois se torna uma prova prática dos conhecimentos adquiridos pelos adolescentes durante o curso, e mostra que eles foram capacitados e habilitados para este ramo do mercado de trabalho", disse.

Unidades Regionais Norte

A gestão das Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

O atendimento aos adolescentes em conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard