O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) recebeu nesta semana nas Unidades Regionais Sul, localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, a visita de representantes da rede de atendimento socioeducativo do município com o objetivo de apresentar o programa de atendimento das Unidades de Internação Provisória e de Internação.
O encontro envolveu representantes do Sistema de Justiça, da rede de educação e do poder público municipal, além dos profissionais do Iases e do Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), que atua nas unidades regionais por meio de um contrato de gestão compartilhada.
No encontro, foram apresentadas as características e os fundamentos do Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano, programa de atendimento aplicado nas Unidades Regionais Sul pelo Icisec, que possui uma metodologia diferenciada, que requer integração dentro da rede de atendimento.
“O modelo prevê que, o primeiro passo para que o programa de atendimento seja efetivado, é acreditar na recuperação dos jovens sendo realista e buscando a reflexão constante. O trabalho em rede é importante alinhamento dos conceitos e procedimentos para fortalecer o trabalho integrado, aprimorando o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei”, disse o representante da Pastoral Amigoniana de Ação Social (Paas), Gonzalo Augusto Salazar Hernandez.
A reunião contou com a presença dos representantes da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Antônio Lemos Fabres e Geraldo Costalonga; da representante da Defensoria Pública, Viviane Romanelli Machado; do diretor da Escola Estadual Claudionor Ribeiro, Marcos Aurélio de Melo Souza; do representante da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Gomes Barbieri; da coordenadora do Serviço de Medidas Socioeducativa do Meio Aberto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Volpine Vasconcelos; da presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas (COMSOD), Auxiliadora Casteliglione; e da gerente do Escritório Regional Sul do Iases, Cláudia Giuliatte.
Saiba mais sobre: Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano
O atendimento socioeducativo realizado nas Regionais Sul do Iases é baseado no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano, que se fundamenta em níveis de crescimento. Nessa lógica, são estabelecidos níveis progressivos e sequenciais nos quais os socioeducandos progridem durante o trabalho do atendimento socioeducativo.
Desse modo, o desenvolvimento do adolescente dentro do Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano é gradativo e pautado em um sistema de autocorreção e acompanhamento permanente pela equipe interdisciplinar, permitindo uma evolução da pessoa a partir da reflexão constante sobre seus atos e seu papel na sociedade. Entre suas principais características está a valorização da individualidade, colocando o adolescente como protagonista do próprio processo de crescimento.
A metodologia do modelo determina três níveis de crescimento dentro do sistema socioeducativo: a Acolhida, que apresenta e ambienta o adolescente nas diretrizes do processo; o Tratamento, que envolve as intervenções pedagógico-terapêuticas de forma sistemática e progressiva; e a Projeção, na qual o socioeducando e sua família são orientados e acompanhados para a reinserção do adolescente no convívio social fora da unidade.
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Texto: Gabriela Zorzal