Juventude e Segurança. Esse foi o eixo temático discutido pelo adolescente do Centro de Atendimento Sócio-Educativo (CSE), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), que representou a juventude capixaba na 2ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. A proposta apresentada pelo adolescente foi selecionada para o documento oficial da Conferência que será encaminhado à Presidência da República.
O adolescente do CSE, escolhido nas conferências municipal e estadual como um dos representantes capixabas, defendeu a implantação de uma justiça restaurativa em todo Poder Judiciário e a importância de cota em empresas para jovens que estão privados de liberdade tanto em medidas socioeducativas quanto no próprio sistema prisional.
O congresso, realizado entre os dias 09 e 12 de dezembro, reuniu, além de autoridades e representantes de mais de 15 países, os chamados “delegados” - jovens escolhidos para falar em nome de cada Estado brasileiro. O tema do congresso era “Conquistar direitos, desenvolver o país”. Durante o congresso, os participantes fizeram debates, discussões e apresentaram propostas para defender e efetivar os direitos da juventude brasileira.
De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, é preciso trabalhar para o fortalecimento de uma juventude que conheça e lute por seus direitos. “Queremos uma juventude que tenha plenos direitos para se desenvolver. É essa juventude guerreira que vai lutar por um país mais justo e solidário”, defendeu.
Para o diretor intereducativo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Ricardo Rocha, que acompanhou o adolescente do CSE na Conferência, o evento promoveu momentos de reflexão e uma construção coletiva de propostas para o futuro.
A conferência também trabalhou no sentido de encontrar mecanismos de participação, assegurando o envolvimento do maior número possível de jovens brasileiros, respeitando sempre a pluralidade e incluindo as comunidades tradicionais.
O debate trouxe a temática da juventude ligada a diversos campos, como saúde, educação, trabalho, cultura, esportes, comunicação e campo. Também fez parte do encontro a formulação de propostas de políticas públicas pelos jovens. O objetivo é que as ideias sejam inspiração para futuros projetos de governo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal